domingo, 30 de agosto de 2009

VERA CRUZ

Vera Cruz de doces encantos
Um dos maiores pontes de interesse de Vera Cruz é, sem dúvida, a sua igreja fortaleza onde se guarda a valiosa relíquia do Santo Lenho que se julga ser parte da cruz onde Jesus Cristo foi cruxificado e que aqui chegou transportada pelos cruzados, por esse facto aqui acorrem anualmente centenas de visitantes. Muitas são as lendas e as histórias de origem popular que envolvem este significante acontecimento em que a seu povo acredita religiosamente. Destaco as Lendas da Fonte Santa e das Oliveiras Bentas, entre muitas outras.

Em Vera Cruz vale apena visitar a Fonte Santa e deliciar-se com o sabor milagroso das suas águas, passear-se pelas hortas, olivais e montados que circundam a aldeia, saboramdo o ar puro e freco deste lugar, os produtos que o seu povo dai colhe, e que continuam a ser a fonte do seu sustento, sugiro que provem as laranjas, os figos, o azeite as cilarcas e, cloro, o trigo que está na origem do inigualavel pão alentejano e que em Vera Cruz tem um sabor único.

Ao se deixarem envolver pelo espírito de tranquilidade e paz que caracteriza esta terra terão ainda tempo de subir ao Outeiro se Sto António, passar pelo São Sebastião e, por entre as ruas brancas e sempre limpas, terão oportunidade de constatar a simplicidade e afectuosidade das pessoas que aqui vivem e estas são , sem dúvida, o melhor cartão de visita.

Sem comentários: